Yoga tem como objetivo produzir a absorção (samádhi) e reduzir os sofrimentos (kleshas)... 
"Os kleshas causam sofrimento e estão presentes desde o início da vida. Nascemos com kleshas. E a única forma de superá-los é através do Conhecimento correto." 
Jayadeva Yogendra

Sutra 2.3  

2.3 "Os cinco sofrimentos (kleŚas) são: ignorância (avidyā), falsa noção do eu (asmitā), gosto e aversão (rāga/dvea), apego à vida (abhiniveŚa)."
(tradução Glória Arieira)

Ignorância (avidyā), que gera projeções ilusórias, é o campo fértil para os demais sofrimentos.

Falsa noção do eu (asmitā), que leva a conclusões equivocadas e egóicas e que permeia toda a humanidade, ex.: eu sou isso, eu sou aquilo, sou, gordo, tenho boa memória, etc.

Gosto (rāga), que faz com que corramos atrás de certas coisas, do que não possuímos ou mais do que já temos, desenfreadamente.

Aversão (dvesha), que faz com nos afastemos de certas coisas (rejeitamos) e que muitas vezes nos poderiam acrescentar (mesmo que ensinando).

Apego à vida (abhinivesha), passamos a gostar (nos acostumar com essas projeções, falsas noções, gostos e aversões) disso, da vida, e nos apegamos a ela e desenvolvemos o medo da morte, medo do nada.

Assim, forma-se a roda de samsara!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são os Chakras?